Endodontia

A endodontia é dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dentária e do sistema de canais radiculares, comumente chamado de “tratamento de canal”. A polpa dentária é o tecido interno do dente, onde os nervos e vasos sanguíneos estão localizados. Quando essa região é afetada por cáries profundas, traumas ou infecções, os pacientes podem sentir dor intensa e podem perder seus dentes se o tratamento apropriado não for realizado.

Os profissionais de endodontia, chamados endodontistas, são especialistas em tratar problemas na polpa dentária. Eles realizam procedimentos de tratamento de canal para remover o tecido danificado, limpar e desinfetar o sistema de canais radiculares e, em seguida, selar o dente para evitar a recorrência da infecção.
Os tratamentos de canal são altamente bem-sucedidos e permitem que os pacientes mantenham seus dentes naturais, evitando extrações desempenhando um papel essencial na odontologia, aliviando a dor e salvando dentes que de outra forma teriam que ser removidos. Além disso, procedimentos como retratamentos de canais radiculares, cirurgias endodônticas e o tratamento de dentes com anatomia dental incomum são tratados por esta especialidade.